quinta-feira, 4 de abril de 2013

Saiba mais sobre os escorpiões em Alagoas

Picadas de escorpião podem causar desde leves sintomas até graves complicações. Uma nota técnica liberada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) no início de março revelou altos índices de acidentes com esses animais em Alagoas. Segundo o documento, "no período de 2008 a 2012, foram notificados 23.258 acidentes provocados por escorpiões, representando 80% dos acidentes com animais peçonhentos no estado". Dado o risco apresentado, é muito importante que a população mantenha-se informada sobre eles.

O livro "Escorpiões, aranhas e serpentes: aspectos gerais e espécies de interesse médico no Estado de Alagoas" é uma fonte de conteúdos didáticos sobre o assunto. O primeiro capítulo é dedicado aos escorpiões, com informações sobre forma, alimentação, hábitos, habitat e reprodução, além de instruções sobre o cuidado que se deve ter com eles. A publicação faz parte da Série Conversando sobre Ciências em Alagoas, escrita por pesquisadores da Usina Ciência e do Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas. Os títulos estão disponíveis para download gratuito neste link.

A nota técnica também pode ser baixada no site da Secretaria, com dados estatísticos referentes aos municípios de Alagoas e aos bairros da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário