Exposição Itinerante fica no Shopping Pátio até quinta-feira

Pedro Barros - Estudante de jornalismo

O Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas (MHN/Ufal) apresenta, pela segunda vez, sua Exposição Itinerante ao público alagoano. No Shopping Pátio Maceió, neste final de semana (09 e 10), sua duração no local foi prolongada até quinta-feira (14). Levando peças representativas dos ecossistemas locais, como aves, répteis e mamíferos taxidermizados, insetos, fósseis, rochas e minerais, a apresentação tem atraído curiosos de todas as idades.

A exposição parou muitos curiosos que circulavam pelo corredor do shopping.


O biólogo Bruno Collaço, taxidermista do MHN, dá explicações sobre as espécies em amostra.


Os enormes besouros, alguns com mais 10 cm de comprimento e cores vibrantes, despertam o fascínio de quem passa pelo local. Os dentes dos gigantes pré-históricos de Alagoas estão logo atrás desses não tão pequenos seres. Rochas e minerais também são testemunhos de tempos remotos. Aves, mamíferos e répteis taxidermizados representam a fauna local.

José Felizardo, 43, que visitava a amostra com sua neta de 2 anos comenta: "Tem muitas espécies que até existem na nossa floresta hoje, mas que a gente não conhece. É importante a gente conhecer, para preservar o meio ambiente, para dar maior importância". O visitante conta que já ouvira falar do Museu, mas nunca teve oportunidade de ir lá. "Eu parabenizo a atitude dessa equipe vir para um local de circulação como esse. Estão transpondo barreiras."

O estudante de geografia Igor Lopes, 24, observa os répteis da coleção herpetológica do MHN.







As espécies silvestres despertavam chamavam a atenção de crianças e adultos. Lúcio Lessa, 44, e sua filha observam um gavião e um arapapá.


Segundo o diretor do MHN, Fábio Henrique de Menezes, o objetivo do evento é divulgar a biodiversidade local e os conhecimentos científicos sobre ela, além de aproximar o Museu da sociedade. "São muitas as pessoas que não frequentam os museus por não saberem da sua existência, pela distância ou mesmo por ainda não terem sido despertadas para a importância dessas instituições. Felizmente, de alguns anos para cá, os museus, com bastante criatividade, têm se esforçado para mudar essa realidade, trabalhando na formação de público e fazendo com que a população, de uma forma geral, se aproprie do patrimônio que é de todos", explica.

Exposição Itinerante
Os expositores móveis do MHN foram inaugurados durante o lançamento do livro Patrimônio Arqueológico e Paleontológico de Alagoas, em setembro de 2012, na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Jaraguá. Na ocasião, foram expostos fósseis relativos às espécies citadas no livro, como a preguiça gigante e o mastodonte (leia mais).

Expor em espaços alternativos tem sido bastante compensador, considera Fábio. "Num primeiro olhar,  lugares bem diferentes entre si, mas que abrigaram a exposição do Museu de forma muito acolhedora e com resultados fantásticos, visto o número de pessoas que nos visitaram", conta.

A exposição estará aberta durante o horário de funcionamento do Shopping, de 10h às 22h. A visita é gratuita.

Comentários

  1. Nossa amei a exposição, muita coisa para aprender,espero que reformem logo o predio pra que posso haver mas divulgação; é um trabalho muito lindo, perfeiro!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como se armazenam as plantas num herbário?

Nome de nova espécie de lagarto homenageia pesquisadora do MHN

Caatinga é mágica! Pesquisadora do MHN é destaque com estudos sobre mamíferos do bioma