O Herbário do Museu de História Natural



Por Assessoria


Herbário é uma coleção de plantas que serve como arquivo para a identificação de espécies vegetais. No Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas, essa coleção está vinculada ao Setor de Botânica. 

Atualmente sob a coordenação da Profª. Drª. Letícia Ribes de Lima e do biólogo Carlos Jorge da Silva Correia, o herbário tem como principal objetivo principal documentar a diversidade da flora alagoana.

Profa. Letícia Ribes de Lima (esq.), curadora do Herbário e
o biólogo Carlos Correia (dir.), responsável pelo Herbário. Fotos: Divulgação.

O Herbário do MHN abriga atualmente 3332 exsicatas (veja o que é exsicata e como ela é feita clicando aqui) pertencentes a 116 famílias, 519 gêneros e 820 espécies. Os dados da coleção foram recentemente inseridos no software Brahms, permitindo um melhor acesso e manejo das informações, almeja-se em breve disponibilizar estas informações na Web. 

Apesar de ser uma pequena coleção, o herbário armazena coletas de trabalhos realizados (nas décadas de 80 e 90) em áreas de relevante biodiversidade no Estado de Alagoas, a exemplo das coletas efetuadas na Várzea da Marituba, em Xingó, em Salgema e na Serra da Barriga.

Armário do herbário ilustrando o armazenamento das exsicatas. Foto: Divulgação
A coleção serve de suporte para as pesquisas botânicas e é depositária do material testemunho dos trabalhos realizados pelos pesquisadores de Alagoas. Além disso, é utilizada como respaldo didático, como explica Letícia Lima: “Em conjunto com as demais coleções biológicas do museu, o herbário é fonte de material científico e didático para o desenvolvimento de várias pesquisas e atividades realizadas pela equipe técnica do local”, afirmou a profissional, curadora da coleção desde junho de 2013.

Exemplo de exsicata de uma bromélia. Foto: Divulgação.


Dentre as atividades desenvolvidas pelo herbário, temos o levantamento da diversidade da flora alagoana e a realização de tratamentos taxonômicos de grupos vegetais específicos. Atualmente, estão sendo desenvolvidos dois projetos. O primeiro trata da "Flora Fanerogâmica do Estado de Alagoas" e o segundo da "Caracterização florística dos remanescentes de Floresta Ombrófila Densa Atlântica de Alagoas".




As exsicatas são fundamentais, ainda, para o estudo e formação de pessoas que lidam com a diversidade vegetal, como é o caso de alguns alunos do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde na Universidade Federal de Alagoas – ICBS/UFAL.

“Ao aprenderem a lidar com esse material, eles poderão trabalhar em qualquer lugar do mundo. A coleção biológica de um herbário é um equipamento ideal para o trabalho de pesquisa. Os alunos podem ter acesso às informações da planta, a distribuição geográfica das espécies, pois tudo está etiquetado. A base da diversidade vegetal da região é um herbário, sabe-se que plantas ocorrem num Estado analisando uma boa coleção botânica, por exemplo”, acrescentou Letícia Lima.

Contatos:
Setor de Botânica
Responsável: Profª Drª Letícia Ribes de Lima
E-mail: lerilima@hotmail.com
Tel: 82 3214-1631

  • Curta nossa página no facebook https://www.facebook.com/mhnufal
  • Siga-nos no Instagram @mhnufal
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como se armazenam as plantas num herbário?

Nome de nova espécie de lagarto homenageia pesquisadora do MHN

Caatinga é mágica! Pesquisadora do MHN é destaque com estudos sobre mamíferos do bioma