Museu de História Natural é tema de TCC de jornalismo.

O primeiro estagiário da Assessoria de Comunicação do MHN, Pedro Barros, escolheu o museu para ser tema de seu trabalho final na graduação.

Graziela França - estudante de jornalismo.
Pedro Barros na apresentação de seu TCC

O Museu de História Natural da Ufal (MHN/UFAL) foi tema de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do graduando Pedro Barros, do curso de jornalismo. Ele escolheu o museu, onde atuou por dois anos como estagiário na assessoria de comunicação (ASCOM/MHN), para ser tema do seu TCC, apresentado na última sexta-feira, 29, no bloco do Curso de Comunicação Social (COS).

O estudante que se interessou desde cedo pela área científica, conta que enxergou no jornalismo a possibilidade de unir as ciências de seu interesse - biologia, química, meteorologia, física, matemática, entre outras. Ainda no início do curso se mostrou interessado em estudar sobre jornalismo científico, e com o museu viu que poderia, de fato, fazer o que gostava.

Início no MHN

Tudo começou na 3ª Oficina de Jornalismo Científico, promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), onde a professora Magnólia Rejane apresentou Barros ao ex-diretor do MHN, Fábio Menezes, que promoveu a abertura do museu para comunicação e confiou ao estudante a missão de trabalhar essa área na instituição.

Então, ele implantou a assessoria do museu enquanto cursava o segundo período de jornalismo, em agosto de 2011. “Eu passei quase todo o meu estágio lá aprendendo por conta própria, fazendo meus experimentos, pesquisando na internet, lendo livros, artigos, comparando assessorias de outros museus, e perguntando a professores, profissionais.” Barros acrescentou a ajuda que recebeu de suas orientadoras, Magnólia Rejane e Andrea Moreira e da ex-coordenadora da ASCOM/UFAL, Simoneide Araújo, durante o período em que esteve no museu.

Professora Magnólia, orientadora do trabalho, e os professores Érico Abreu e Aloísio Nunes.

Sobre o TCC

O aluno analisou a imagem do MHN no portal da Ufal no período de seis anos, do 2° semestre de 2008 ao 1° semestre de 2014, isto é, antes e depois da implantação da ASCOM/MHN.  A professora Andrea Moreira da disciplina de assessoria de comunicação, iniciou a orientação do TCC, mas teve que se afastar por motivos de doença, dando continuidade à orientação  a professora Magnólia Rejane, que possui interesse em jornalismo e divulgação científicos.

No TCC, o estudante apresentou as diversas plataformas que implantou no MHN com o objetivo de melhorar a comunicação interna e externa. A elaboração de matérias sobre os setores do museu, criação e gerenciamento de redes sociais, blog e e-mail, elaboração de material gráfico e digital, clipagem e sugestão de pautas para a ASCOM/UFAL, foram algumas das contribuições prestadas pelo estagiário à instituição.

Resultados obtidos com a ASCOM/MHN

Barros concluiu que após a criação da ASCOM/MHN a produção de conteúdo sobre o museu aumentou, constatando que a comunicação não é algo supérfluo, ao contrário, é instrumento de apoio às instituições de todas as áreas.


O estudante recordou o apoio que recebeu do ex-diretor do museu, Fábio Menezes, “Eu gostaria de agradecer ao Fábio por essa oportunidade e parabenizá-lo por seu trabalho no Museu, e também por ter reconhecido o papel da comunicação. Junto com o diretor técnico, o Jorge Luiz Lopes, e uma equipe que ama o que faz, ele conseguiu ‘ressuscitar’ o MHN, porque eles nunca esqueceram o mais importante, a missão do museu, que são as pessoas, a sociedade[...] E o que mais é levar conhecimento do que comunicação?” finalizou Barros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como se armazenam as plantas num herbário?

Nome de nova espécie de lagarto homenageia pesquisadora do MHN

Caatinga é mágica! Pesquisadora do MHN é destaque com estudos sobre mamíferos do bioma