MHN recebe curadora do Museu Nacional de História Natural de Lisboa


Cristiane Bastos apresentou a estrutura do museu lusitano, as atividades desenvolvidas na instituição, além das afinidades que possui com o MHN e as parcerias entre as instituições
Graziela França- estudante de Jornalismo

O Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizou uma palestra com a bióloga e curadora do setor de mamíferos do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Muhnac) de Lisboa, Cristiane Bastos Silveira, nesta quarta-feira (4). O evento contou com a presença de integrantes de diversos setores do MHN.
Durante a ocasião foram apresentadas a estrutura do museu lusitano, as atividades desenvolvidas na instituição, composição referentes a servidores, pesquisadores e bolsistas, além das afinidades que possui com o MHN e as parcerias entre as instituições.
“O Museu de História Natural de Lisboa tem entre as suas missões promover a formação, que acontece seja requisitado por uma instituição ou através dessas parcerias de intercâmbio. E com essas experiências adquirimos um enriquecimento muito grande, por meio das realidades diferentes de cada instituição”, destacou Cristiane Silveira, representante do Muhnac.
De acordo com Cíntia Rodrigues, museóloga do MHN, o intercâmbio entre as instituições de mesma tipologia são muito importantes. “Como é uma instituição de mais de um século e há ainda a proximidade entre as línguas, é uma ótima parceria e propicia a troca em vários níveis de pesquisa dentro do museu, o científico, a gestão, comunicação e educativo que são grandes pilares nas instituições”, comentou.
Sobre a curadora
Natural da cidade de Salvador, Bahia, Cristiane Bastos Silveira se formou em Ciências Biológicas, licenciatura, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Há 28 anos mora em Portugal, onde atua como curadora do setor de mamíferos do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Muhnac) que fica na capital portuguesa, Lisboa. Desenvolveu seu mestrado em conservação da diversidade animal na Universidade de Lisboa. Já o doutorado foi em Zoologia, na Universidade de Londres.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como se armazenam as plantas num herbário?

Nome de nova espécie de lagarto homenageia pesquisadora do MHN

Caatinga é mágica! Pesquisadora do MHN é destaque com estudos sobre mamíferos do bioma