Herbário do MHN lança artigo em edição especial de revista científica



Objetivo é divulgar a participação do setor nas atividades de extensão realizadas dentro do Museu

Graziela França – estudante de Jornalismo

  
O Herbário Professor Honório Monteiro do Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) publicou um artigo na revista Unisanta Bioscience falando sobre a participação do setor nas atividades de extensão realizadas dentro do MHN. Com o objetivo de divulgar essas ações, o artigo compôs a edição especial da revista que conta com pesquisas e atividades desenvolvidas em herbários de todo o país.

A publicação foi feita durante o 68º Congresso Nacional de Botânica, em agosto, no Rio de Janeiro. Promovido pela Sociedade Botânica do Brasil, o evento conta com a participação de botânicos do Brasil e exterior, além de estudantes de graduação e pós-graduação interessados nessa área do conhecimento.
“Publicações desse tipo são muito importantes, pois divulgam para o meio acadêmico o que está sendo feito, em termos de atividades de extensão, pelos Herbários do Brasil. Mostramos para todos que estamos atendendo ao tripé de uma instituição de ensino público, que além de atuar com ensino e pesquisa, tem também o dever de atuar com a extensão, derrubando os muros existentes entre a universidade e a população”, destacou a professora Letícia Ribes de Lima.
O artigo foi produzido pela professora Letícia Lima, responsável pelo setor de botânica e pelo biólogo Carlos Correia. No trabalho, os pesquisadores destacam os projetos desenvolvidos dentro MHN, como: participações em edições do Fim de Semana no Museu, com oficinas, palestras, cinedebate, apresentações culturais, além de novas exposições. O intuito é a divulgação científica de conhecimentos botânicos, por meio de atividades lúdicas que permitam que a população conheça a área.
“Em geral, Herbários são ambientes visitados apenas por pesquisadores e estudantes interessados em conhecer a flora de uma determinada região, não sendo muito visitado pela população. Assim, a participação do Herbário no Projeto Fim de Semana no Museu é maravilhosa, pois aproxima o público, que passa a perceber e participar um pouquinho da rotina de um pesquisador botânico”, relatou a professora. 
Sobre a Revista
Com o volume intitulado “Botânica e Sociedade – a Herbários e a divulgação científica”, a revista apresenta 29 artigos de herbários de diferentes regiões, demonstrando a diversidade de ações desenvolvidas pelas equipes dos herbários nacionais junto à sociedade.
Para acessar revista, acesso o link.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como se armazenam as plantas num herbário?

Nome de nova espécie de lagarto homenageia pesquisadora do MHN

Caatinga é mágica! Pesquisadora do MHN é destaque com estudos sobre mamíferos do bioma