Vamos conhecer os girinos? Chave interativa para identificação dos girinos da região norte da Mata Atlântica acaba de ser disponibilizada

 


    É com grande prazer que apresentamos a versão interativa da "chave de identificação dos girinos da região norte da Mata Atlântica", construída baseada na versão original disponível no artigo "Morphological characterization and taxonomic key of tadpoles (Amphibia: Anura) from the northern region of the Atlantic Forest" publicado ano passado na revista científica Biota Neotropica (https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1676-06032020000200801&script=sci_abstract&tlng=pt), contando com participação de membros do Setor de Herpetologia do MHN em associação com pesquisadores de outras instituições do país. Essa versão interativa em português conta com dicas, esquemas, fotos e descrições de características para auxiliar na identificação.

Esperamos que essa ferramenta auxilie profissionais e desperte o interesse de estudantes e curiosos sobre o estudo dos girinos.

Veja como utilizar!!

A chave interativa possui uma versão em documento PowerPoint, ideal para o uso no computador pois se utiliza do modo “quiosque”, permitindo a navegação entre as páginas apenas quando utilizando os ícones.

Basta fazer o download, abrir o arquivo e clicar em “Apresentação de Slides” ou  na tecla de atalho F5:

https://www.researchgate.net/publication/348391081_CHAVE_DE_IDENTIFICACAO_INTERATIVA_DOS_GIRINOS_DA_REGIAO_NORTE_DA_MATA_ATLANTICA_-_PARA_COMPUTADOR

A versão PDF é a mais indicada para o uso em dispositivos móveis. Aplicativos para celular ainda não fornecem o modo “quiosque”. No entanto, é possível utilizar a chave interativa em leitores de PDF que apresentem transição entre páginas apenas com o rolamento vertical. Dessa forma, desde que você não deslize o dedo para cima ou para baixo (navegando no filme de páginas) as transições só ocorrerão com o uso dos ícones.

https://www.researchgate.net/publication/348391124_CHAVE_DE_IDENTIFICACAO_INTERATIVA_DOS_GIRINOS_DA_REGIAO_NORTE_DA_MATA_ATLANTICA_-_PARA_CELULAR

Indicamos o aplicativo “Leitor de PDF simples” por apresentar esses requisitos. Basta baixar e iniciar o aplicativo, abrir o documento e ativar o modo “Tela inteira”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como se armazenam as plantas num herbário?

Nome de nova espécie de lagarto homenageia pesquisadora do MHN

Caatinga é mágica! Pesquisadora do MHN é destaque com estudos sobre mamíferos do bioma