Estudantes de Comunicação Social visitam o Museu de História Natural

Por Pedro Barros - Estudante de jornalismo
 
Quinta-feira (9), membros da Agência de Notícias Ciência Alagoas, projeto de extensão do curso de Comunicação Social, visitaram os quatro órgãos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) que se dedicam à pesquisa e à divulgação científica no bairro do Farol. O Museu de História Natural (MHN), a Usina Ciência, o Laboratório de DNA Forense e os Laboratórios Integrados de Ciências do Mar e Naturais (Labmar) apresentaram-lhes um pouco de seus estudos e de suas atividades desenvolvidas para o público.

Prof. Magnólia Santos, coordenadora da Agência de Notícias Ciência Alagoas, em visita à Usina Ciência/Ufal. Foto: Pedro Barros
 
Segundo a coordenadora do projeto, Prof. Dra. Magnólia Rejane Andrade dos Santos, a atividade da agência é divulgar a pesquisa científica e os produtos tecnológicos desenvolvidas em Alagoas e na Região Nordestina. "Buscamos promover a difusão da ciência e a educação científica para a população em geral, particularmente, alunos de escolas públicas de Alagoas", explica. O objetivo da visita é criar um diálogo mais efetivo entre os comunicadores e os cientistas. "Como você vai falar sobre ciência sem conhecer o mundo da ciência?", questiona.
 
Equipe da agência Ciências Alagoas e biólogos trocam ideias no Laboratório de Herpetologia do Museu de História Natural da Ufal. Foto: Pedro Barros
Prof. Dr. Luiz Antonio fala sobre as atividades desenvolvidas no Laboratório de DNA Forense. Foto: Pedro Barros
A estudante do quinto período de Relações Públicas, Lívia Enders, considera a oportunidade importante não só para a Agência e sua vida profissional. "Todos os estudantes de uma universidade federal deveriam ter obrigação de saber as extensões de sua instituição. E também a população da cidade, saber que tem objetos de estudos muito bons", comenta. "Particularmente não sabia de muita coisa que existia ali dentro, me surpreendi com o laboratório de DNA Forense e Paleontologia".

A professora já planeja novas visitas aos diversos setores da Ufal. "Pretendemos ir ao Museu Théo Brandão e ao Espaço Cultural; ao CECA [Centro de Ciências Agrárias] e aos demais campi da universidade no interior, além de fazer um tour no próprio A. C. Simões", conta.

A Agência de Notícias Ciência Alagoas existe desde 2009, mas permaneceu um tempo com as atualizações reduzidas por falta de estagiários. Com o apoio do Programa de Ações Interdisciplinares (Painter), criado em 2012, o projeto recebeu seis bolsas e está passando por um momento de renovação. A agência está presente nas redes sociais Twitter e Facebook e publica notícias em seu blog: http://culturadigital.br/cinciaalagoas.

O MHN, o Labmar, a Usina Ciência e o Laboratório de DNA Forense estão localizados na Av. Aristeu de Andrade, nº 452, Farol.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como se armazenam as plantas num herbário?

Nome de nova espécie de lagarto homenageia pesquisadora do MHN

Caatinga é mágica! Pesquisadora do MHN é destaque com estudos sobre mamíferos do bioma