Terapias naturais e alimentação saudável são temas do 29º Fim de Semana no Museu

Edição de evento tradicional do Museu de História Natural trará atividades gratuitas para público

Por: Graziela França – jornalista colaboradora - 31/07/2019 às 11h01
 
https://ufal.br/ufal/noticias/2019/7/terapias-naturais-e-alimentacao-saudavel-sao-temas-do-29o-fim-de-semana-no-museu/@@images/b0013f6c-a015-44e9-8dda-80d51a38a3b4.jpegCom o objetivo de incentivar hábitos saudáveis e terapias da medicina tradicional, o Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realiza a 29ª edição do Fim de Semana no Museu. O evento será neste sábado (3) e domingo (4), com atividades das 9h às 12h e das 14h às 17h, na sede do MHN, que fica na Avenida Amazonas, Prado, em frente a Praça da Faculdade.
A programação traz diversas atividades voltadas para alimentação e saúde, como oficinas de bons hábitos alimentares, de ervas medicinais, de práticas terapêuticas, criação de hortas em casa, entre outras, além de encerramento com programação cultural. No intervalo, das 12h às 14h, a proposta é de que os visitantes façam um piquenique com alimentos não industrializados.
O evento é gratuito e voltado para o público de todos as idades. Organizado pelo setor de Etnoecologia, o 29º Fim de Semana no Museu conta com a colaboração do Instituto Terra Viva e da apicultura Colmeia Imperial.
“A ideia de fazer um Fim de Semana no Museu voltado para as terapias naturais e para a alimentação veio de um projeto que está sendo desenvolvido no laboratório, com um levantamento de plantas medicinais, mas também de um projeto que estou fazendo com uns alunos, com o título Seu corpo é o que você come. Então, a gente discutiu bastante a questão da alimentação industrializada, os conservantes, corantes, condimentos artificiais e os impactos disso na saúde”, relata a professora Flávia Moura, responsável pelo setor. 
A professora explica, ainda, que a temática abordada está relacionada à etnobotanica e, consequentemente, à etnoecologia. “Essa é a botânica que é de domínio intelectual de populações tradicionais, sejam elas brasileiras ou de outras partes do mundo, porque nós estamos mesclando diversas práticas milenares, como, por exemplo, a meditação e outras atividades”, ressalta. 
Serviço
O quê: 29° Fim de Semana no Museu
Quando: Sábado (3) e domingo (4), das 9h às 12h e das 14h às 17h
Onde: Sede do MHN, na Av. Amazonas, Prado, em frente a Praça da Faculdade.
Quanto: Gratuito

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como se armazenam as plantas num herbário?

Nome de nova espécie de lagarto homenageia pesquisadora do MHN

Caatinga é mágica! Pesquisadora do MHN é destaque com estudos sobre mamíferos do bioma