Artigo sobre Herbário MUFAL é publicado em edição especial de revista científica
O lançamento da edição especial da revista aconteceu no 66° Congresso Nacional de Botânica.
Estudante de jornalismo.
Com o intuito de atender a uma solicitação da Rede Brasileira de Herbários, que a curadora e docente Letícia Ribes de Lima e o biólogo Carlos Jorge da Silva Correia realizaram um levantamento sobre o Herbário Prof. Honório Monteiro do MHN-UFAL. O objetivo principal era estabelecer um panorama geral da situação das coleções botânicas brasileira. O lançamento do volume especial da revista Bioscience UNISANTA ocorreu em outubro deste ano, na cidade de Santos, São Paulo.
Capa da edição especial da revista UNISANTA Bioscience |
O Herbário possui 3.334 exsicatas, das quais 2.433 são do estado de Alagoas, sendo as outras representantes de todas as regiões, e da América do Sul. As coleções foram obtidas através de pesquisas relacionadas a levantamentos florísticos, principalmente na Mata Atlântica e Caatinga.
Há um projeto, intitulado “Flora Fanerogâmica do Estado de Alagoas”, que aliado a realização de levantamentos florísticos de remanescentes vegetacionais em Alagoas, pretende incrementar a coleção do MUFAL , já que o herbário ainda possui um acevo pequeno e pouco organizado quando se tratam de Gimnospermas, pteridófitas e carpotecas.
Exemplo de material tombado no Herbário MUFAL. |
Comentários
Postar um comentário