Coleção de mamíferos do MHN/UFAL é reconhecida nacionalmente

Por Assessoria

A coleção de mamíferos do Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas (MHN/UFAL) foi reconhecida pela primeira vez pela Sociedade Brasileira de Mastozoologia (SBMz). O anúncio de reconhecimento da coleção do MHN aconteceu durante a mesa-redonda sobre coleções de mamíferos, na palestra do Dr. Pablo Gonçalves da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no dia 30 de setembro de 2015, no 8º Congresso Brasileiro de Mastozoologia (VIIICBMz).  O evento ocorreu entre os dias 28 de setembro a 02 de outubro de 2015, na cidade de João Pessoa-PB, e comemorou os 30 anos de existência da Sociedade Brasileira de Mastozoologia.

Distribuição geográfica dos acervos- Região Nordeste.
A coleção possui caráter regional e representa o Nordeste junto com as coleções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
A coordenadora do Setor de Mastozoologia e curadora da coleção do MHN, Anna Ludmilla Nascimento, já participou de quatro edições deste congresso, sendo a terceira vez pelo museu. Ela falou sobre a importância de ter a coleção do Museu apresentada oficialmente em um congresso nacional. "O reconhecimento da coleção e a troca científica vai ser maior. Agora que as pessoas estão sabendo que existe uma coleção aqui, buscam mais e as chances de parcerias aumentam", frisou a curadora da coleção.
Durante o congresso também foi apresentado um pôster referente ao trabalho de conclusão de curso (TCC) do estagiário do setor, Leonardo Viana, graduando de ciências biológicas da Ufal. O tema do trabalho é a dieta dos marsupiais na Estação Ecológica de Murici, Alagoas. Outros trabalhos de pesquisas feitas pelo Setor de Mastozoologia foram expostos nos congressos anteriores que aconteceram em 2012 e 2014.

SOBRE A COLEÇÃO DE MASTOZOOLOGIA DO MHN-UFAL

A coleção de mamíferos do Museu de História Natural da Ufal foi criada em fevereiro de 2012, pela sua curadora, a bióloga Anna Ludmilla da C.P. Nascimento, juntamente com o início do funcionamento do Setor de Mastozoologia. O acervo possui mais de 200 espécimes de mamíferos, a maioria é de Alagoas, mas também possui animais da Bahia. A grande maioria dos exemplares são de pequenos mamíferos não-voadores (roedores e marsupiais) e voadores (morcegos).


Pequena amostra do acervo da Coleção de Mamíferos do MHN/UFAL. Foto: Assessoria.


O setor atualmente conta com três estagiários, alunos da graduação de ciências biológicas da Ufal, além da curadora.

Mais informações e contato com nossos Setores, clique aqui.



  • Curta nossa página no facebook https://www.facebook.com/mhnufal
  • Siga-nos no Instagram @mhnufal


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como se armazenam as plantas num herbário?

Nome de nova espécie de lagarto homenageia pesquisadora do MHN

Caatinga é mágica! Pesquisadora do MHN é destaque com estudos sobre mamíferos do bioma