Estudo revela descobertas sobre a alimentação de arapaçus na Amazônia

Pedro Barros - Estudante de jornalismo

Exemplar da Journal of Natural History
A edição deste mês da revista inglesa Journal of Natural History publicou o artigo "Six species of Amazonian Woodcreepers (Aves: Dendrocolaptidae) preying upon lizards and frogs", sobre a dieta de seis espécies de Arapaçus na Amazônia. O curador da coleção de aves do Museu de História Natural (MHN-UFAL) e professor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS-UFAL), Prof. Dr. Renato Gaban-Lima, participou da pesquisa e é um dos co-autores do artigo.

Os arapaçus são pássaros da família Dendrocolaptidae, que contém cerca de 60 espécies, distribuídas em cerca de 20 gêneros. Eles são parentes do joão-de-barro, escaladores de troncos de árvores (da mesma forma que os pica-paus), variam de pequeno a médio porte e encontram-se exclusivamente na região Neotropical.

O estudo focou em seis espécies dessa família, com exemplares coletados nas regiões dos rios Tapajós e Teles Pires. "Até então, os arapaçus eram tidos como primariamente insetívoros, entretanto, nesse estudo, foi reportado, em quantidade relevante, o consumo de lagartos e sapos, uma vez que foram encontrados restos do esqueleto desses animais no estômago das aves", explica o professor Gaban-Lima. Um outro ponto destacado no artigo foi a constatação de que os ossos encontrados no estômago dos pássaros correspondem aos ossos mais frequentemente encontrados nos registros fósseis daqueles lagartos e anfíbios.

As descobertas surgiram durante o mestrado da bióloga Viviane Monteiro Silva Kupriyanov, que contou com a orientação da Prof. Dra. Elizabeth Höfling, do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, e a co-orientação informal de Gaban-Lima. "Os pesquisadores, também co-autores do trabalho, Juan D. Daza e Aaron M. Bauer, do Departamento de Biologia da Universidade de Villanova, Pensilvânia, Estados Unidos, e Guilherme Renzo Rocha Brito do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, contribuíram de maneira fundamental na identificação e estudo dos ossos encontrados nos estômagos das aves", acrescenta Gaban-Lima.

Journal of Natural History foi criada em 1841, inicialmente chamada Annals and Magazine of Natural History. O periódico já publicou trabalhos de grandes nomes da ciência, como Alfred Russel Wallace, um dos pais da teoria da evolução. O artigo pode ser obtido no site da revista (em inglês).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como se armazenam as plantas num herbário?

Nome de nova espécie de lagarto homenageia pesquisadora do MHN

Caatinga é mágica! Pesquisadora do MHN é destaque com estudos sobre mamíferos do bioma