sábado, 18 de maio de 2013

Estudantes de Comunicação Social visitam o Museu de História Natural

Por Pedro Barros - Estudante de jornalismo
 
Quinta-feira (9), membros da Agência de Notícias Ciência Alagoas, projeto de extensão do curso de Comunicação Social, visitaram os quatro órgãos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) que se dedicam à pesquisa e à divulgação científica no bairro do Farol. O Museu de História Natural (MHN), a Usina Ciência, o Laboratório de DNA Forense e os Laboratórios Integrados de Ciências do Mar e Naturais (Labmar) apresentaram-lhes um pouco de seus estudos e de suas atividades desenvolvidas para o público.

Prof. Magnólia Santos, coordenadora da Agência de Notícias Ciência Alagoas, em visita à Usina Ciência/Ufal. Foto: Pedro Barros
 
Segundo a coordenadora do projeto, Prof. Dra. Magnólia Rejane Andrade dos Santos, a atividade da agência é divulgar a pesquisa científica e os produtos tecnológicos desenvolvidas em Alagoas e na Região Nordestina. "Buscamos promover a difusão da ciência e a educação científica para a população em geral, particularmente, alunos de escolas públicas de Alagoas", explica. O objetivo da visita é criar um diálogo mais efetivo entre os comunicadores e os cientistas. "Como você vai falar sobre ciência sem conhecer o mundo da ciência?", questiona.
 
Equipe da agência Ciências Alagoas e biólogos trocam ideias no Laboratório de Herpetologia do Museu de História Natural da Ufal. Foto: Pedro Barros
Prof. Dr. Luiz Antonio fala sobre as atividades desenvolvidas no Laboratório de DNA Forense. Foto: Pedro Barros
A estudante do quinto período de Relações Públicas, Lívia Enders, considera a oportunidade importante não só para a Agência e sua vida profissional. "Todos os estudantes de uma universidade federal deveriam ter obrigação de saber as extensões de sua instituição. E também a população da cidade, saber que tem objetos de estudos muito bons", comenta. "Particularmente não sabia de muita coisa que existia ali dentro, me surpreendi com o laboratório de DNA Forense e Paleontologia".

A professora já planeja novas visitas aos diversos setores da Ufal. "Pretendemos ir ao Museu Théo Brandão e ao Espaço Cultural; ao CECA [Centro de Ciências Agrárias] e aos demais campi da universidade no interior, além de fazer um tour no próprio A. C. Simões", conta.

A Agência de Notícias Ciência Alagoas existe desde 2009, mas permaneceu um tempo com as atualizações reduzidas por falta de estagiários. Com o apoio do Programa de Ações Interdisciplinares (Painter), criado em 2012, o projeto recebeu seis bolsas e está passando por um momento de renovação. A agência está presente nas redes sociais Twitter e Facebook e publica notícias em seu blog: http://culturadigital.br/cinciaalagoas.

O MHN, o Labmar, a Usina Ciência e o Laboratório de DNA Forense estão localizados na Av. Aristeu de Andrade, nº 452, Farol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário