Diretor do Mupa anuncia prorrogação da exposição “Biodiversidade de Alagoas”

Por Pedro Barros – Estudante de jornalismo

Em cartaz no Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa) desde 9 de julho, a exposição “Biodiversidade de Alagoas” tem atraído muita gente para conhecer as riquezas naturais de nosso Estado. Do início da exposição até ontem (13/08), foram registradas mais de 2400 visitas. Segundo o diretor do museu-palácio, José Márcio Passos, o rico acervo do Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas e a divulgação intensiva para as escolas são os principais fatores que alavancaram o fluxo de visitantes. Devido à grande procura, a exposição foi prorrogada para o dia 30 de agosto. Confira a entrevista.

Diretor do Museu Palácio, José Márcio Passos, fala sobre a recepção da exposição "Biodiversidade de Alagoas" pelo público alagoano. Foto: Michael Vanderson

O que tem chamado atenção do senhor para a exposição “Biodiversidade de Alagoas”?
O maravilhoso aumento de visitações, não só para a exposição temporária, mas para o próprio Mupa, pois 80% dos visitantes também visitam o acervo permanente. A maioria é de escolas, mas muita gente vem trazendo filhos; há muitos visitantes de fora, estrangeiros também. Está sendo um grande sucesso e uma grande satisfação para nós!

A gente não tem ideia da sede de conhecimento das pessoas. Tem gente que não tem acesso a nada e ainda assim aproveita todas as oportunidades. O povo tem muita curiosidade sobre o passado, principalmente da maneira como é apresentada a história. Essa exposição está muito bem montada. Claro que não é o Museu de História Natural de Nova York, mas, guardada as devidas proporções, está um gabarito bom.

Eu acho que a universidade devia se preocupar mais com esse potencial, porque essa exposição chama atenção, atrai público. A universidade devia ver com bons olhos a possibilidade de uma instalação permanente do Museu de História Natural. Seria muito bom para a população.

Quais são as atrações da exposição permanente do Mupa?
O Museu tem dois espaços: um chama-se Espaço Aurélio Buarque de Holanda e o outro Memorial Lêdo Ivo. Lêdo Ivo é um poeta e escritor alagoano e Aurélio Buarque de Holanda, o “mago do dicionário”. Nós temos esse hall, usado para exposição temporária, e temos tudo o que havia no antigo Palácio do Governo, mobiliário, lousa, prataria; também o acervo de quadros de Osvaldo Ribeiro, que é importantíssimo.

Até quando a exposição do MHN ficará em cartaz?
A procura pela exposição “Biodiversidade” foi tamanha que resolvemos prolongá-la até o final do mês. Iria ficar até sexta-feira, dia 16, mas foi prorrogada até o dia 30. A próxima exposição temporária, de 03 a 20 de setembro, será do escultor Pedro Cassiano, um mestre da cultura popular. Em seguida, de 23 a 29, é a Primavera dos Museus, cujo tema deste ano é a cultura afro-brasileira.

Quer deixar um convite?
Aproveitem a oportunidade de ver essa riqueza maravilhosa que é a exposição da biodiversidade, um acervo fantástico! Venham também conhecer a mostra de Pedro Cassiano e da cultura afro-brasileira.

O Mupa funciona às terças, quintas e sextas de 8h às 17h; às quartas, de 8h às 21h; e aos sábados, domingos e feriados, de 13h às 17h. Para agendar visitas em grupo, entre em contato pelo telefone: 3315-7874.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como se armazenam as plantas num herbário?

Nome de nova espécie de lagarto homenageia pesquisadora do MHN

Caatinga é mágica! Pesquisadora do MHN é destaque com estudos sobre mamíferos do bioma