Fim de Semana no Museu e Shows de Ciência integram SBPC Jovem



Projetos vinculados à Pró-reitoria de Extensão (Proex) movimentam os estandes
Por: Thalis Firmino – estudante de Jornalismo
Foto: Usina Ciência
O Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) é um órgão ligado à Pró-reitoria de Extensão (Proex) que atua na conservação, estudo e catalogação de coleções representativas dos ecossistemas, além de organizar ações educativas e de divulgação. Para SBPC Jovem, a equipe preparou inúmeras atividades que acontecem no decorrer da semana e, exclusivamente no sábado, terá também o espaço Desvendando a Natureza que incorpora mostras e oficinas recreativas.
Confira algumas que já estão confirmadas:
Oficina de fotografia e divulgação científica usando celulares e redes sociais
Apresentar técnicas básicas de fotografia de natureza e ferramentas para divulgação científica usando redes sociais como Instagram e Facebook.
Oficina com materiais recicláveis
Por meio da produção de artesanato, visa mostrar como reaproveitar materiais que foram descartados e quais são potencialmente perigosos ao meio ambiente.
Oficina de vulcões
A oficina será desenvolvida em dois momentos e os estudantes poderão produzir seus próprios vulcões de argila; primeiro será feita a modelagem e depois a realização da erupção onde serão utilizadas diferentes misturas químicas que produzem efeitos distintos.
Mostra sobre Jacaré:
Será montado um terrário para jacaré para que o público possa observá-lo com mais facilidade e serão prestadas informações básicas sobre seu hábitat natural, dieta, reprodução, comportamento, papel ecológico e criação legalizada da espécie.
MHN na programação
O Museu de História Natual da Ufal (MHN) também apresenta, durante a semana, uma exposição de fósseis, moluscos, plantas, além de insetos, répteis, anfíbios, aves e mamíferos, todos taxidermizados, popularmente chamados de empalhados, na edição exclusiva do projeto Fim de Semana no Museu. Na sua 19ª realização, o programa traz o tema A cobra está solta, sendo numa proposta elaborada pelo Laboratório de Herpetologia que atenta ao estudo dos anfíbios e répteis. 
Para o diretor do MHN, Jorge Luiz Lopes, é extremamente importante externar essas ações porque esclarecem e inserem toda comunidade nos trabalhos que são desenvolvidos pela instituição. “Levar o projeto para outro espaço, que não só o do museu, permite que um público maior possa conhecer o que é o Museu de História Natural da Ufal e sua atuação nos âmbitos de pesquisa, ensino e extensão, e a importância de frequentar esses ambientes de aprendizado, cultura e lazer por parte da população”, destacou. 
Ainda na tenda da SBPC Jovem haverá também os estandes da Usina Ciência, dos Shows de Química e Biologia e dos Shows de Física e Astronomia, são três espaços estruturados pelo Centro de Ciências da Ufal, vinculados à Proex. Ações educativas e de divulgação científica são parte do plano que visa prestar serviços na melhoria da qualidade de ensino básico em Alagoas, sobretudo na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. 
“Ao longo dos anos, a Usina Ciência tem se equipado e desenvolvido ações que contribuem para minimizar as dificuldades do ensino escolar especialmente quanto à ausência de laboratórios. Também tem sido um importante espaço de atualização de professores da educação básica, procurando auxiliar a escola dentro de sua função de divulgação científica”, enfatizou o atual coordenador, Reinaldo Rodrigues. 
Entenda como vai funcionar:
Usina Ciência
O espaço apresenta a história da Usina Ciência e a equipe conversa sobre a fundação, acervo e atividades que são realizadas por esse programa. 
Show de Física e Astronomia
Com experimentos e exibições que envolvem conceitos físicos e astronômicos, o show é uma apresentação científica interativa que se propõe a ensinar de forma dinâmica e instigante. 
Show da Química
A química é um ramo do conhecimento humano interessado em estudar a estrutura, as propriedades e as transformações da matéria, por isso, por meio de apresentações cênicas com experimentos químicos, o show vai mostrar como é importante e divertido aprender sobre esses assuntos, despertando o interesse de alunos e professores, além de motivar o estudo constante dessa ciência. 
Show de Biologia
Ensinar e comunicar os conceitos de biologia de maneira descomplicada e descontraída é o objetivo do Show de Biologia. As apresentações são focadas no corpo humano e saúde; micro-organismos e plantas medicinais. 
A SBPC Jovem acontece entre os dias 23 a 28 de julho no Campus A. C. Simões, em Maceió, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. A entrada é gratuita e a programação completa já está disponível no site.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como se armazenam as plantas num herbário?

Nome de nova espécie de lagarto homenageia pesquisadora do MHN

Caatinga é mágica! Pesquisadora do MHN é destaque com estudos sobre mamíferos do bioma