Museu de História Natural ganha nova sede em prédio tombado

Assessoria MHN



A inauguração da nova sede do Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas (MHN-UFAL) aconteceu na manhã desta sexta-feira (8). O prédio fica na Praça Afrânio Jorge (Praça da Faculdade), localizado no bairro do Prado em Maceió. O prédio, que já foi Quartel do Exército, também já abrigou a Faculdade de Medicina de Alagoas e, posteriormente, o Centro de Ciências Biológicas (CCBi), atual Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS).

A mudança,que vinha sendo planejada há algum tempo,foi concretizada com uma cerimônia onde estiveram presenteso Reitor Eurico Lôbo; o Pró-Reitor de extensão, Eduardo Lyra;o Diretor do Museu, Fábio Menezes; além de docentes, pesquisadores e estudantes do MHN e representantes da comunidade acadêmica da Ufal.

Durante a cerimônia o diretor administrativo, Fábio Menezes, relembrou o apoio recebido do Reitor Eurico Lôbo e da Vice-reitora, Rachel Rocha e destacou toda a equipe do museu: Agradeço imensamente a equipe do MHN, que é coesa, forte e que tem um propósito e uma meta que estamos conseguindo aos poucos” completou Menezes.

O Prof. Dr. Jorge Luiz Lopes, diretor técnico do Museu, destacou que com a inauguração do prédio aumenta a responsabilidade de toda a equipe do MHN, e que este é o início de muito trabalho que pretende contribuir com a pesquisa, ensino e extensão na Universidade e em Alagoas, atraindo desde estudantes a turistas.
 
Inauguração da nova sede do MHN. 
O Reitor descerrou a placa ao lado do Pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra, Fábio Menezes, diretor administrativo do MHN, Prof. Dr. Jorge Luiz, diretor técnico e responsável pelo Setor de Paleontologia, ProfªDrªFlávia Barros Moura, antiga diretora e responsável pelo Setor de Ecologia, Klinger da Silva, técnico administrativo e Janisson Santos, estagiário do Setor de Mastozoologia.

Com a mudança de prédio, as atividades do museu serão desenvolvidas de maneira integral já que há estrutura para abrigar todos os setores em salas amplas. Uma exposição permanente será montada em breve e aberta ao público. Na antiga sede, localizada no bairro Farol, as exposições haviam sido encerradas, desde 2011, devido a falta de estrutura. Durante este período foram realizadas exposições itinerantes na Biblioteca Central da Ufal, Parque Municipal, Shopping Pátio e Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa).

Nova estrutura e desenvolvimento de pesquisas

A docente do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA) e responsável pelo setor de Geologia, Ana Paula Lopes, ressaltou a importância de um novo espaço para o museu: “Foi essencial [a mudança] para o crescimento de todos os setores. Com o novo espaço os pesquisadores poderão voltar a campo, pois agora tem como e onde alocar as peças encontradas”.

Renato Gaban de Lima, docente do ICBS e responsável pelo Setor de Ornitologia, montou uma pequena exposição para mostrar os tipos de coleção de aves existentes no museu, que são de peles, ossos, ovos, tecidos e ninhos.  Gaban enfatizou que com a estrutura da nova sede poderá continuar sua pesquisa do Laboratório de morfologia sistemática e ecologia de aves (LSEA), que cataloga aves alagoanas com o objetivo de estabelecer parâmetros regionais para a análise de bioindicação. O projeto é vinculado ao MHN e ICBS.

Prof. Dr. Renato Gaban de Lima e alguns dos bolsistas do setor de ornitologia.


Os setores ainda se encontram em fase de mudança e a previsão é que termine em,aproximadamente, dois meses. “Muito do nosso acervo traremos aos poucos, pois são peças já tombadas e instaladas em estantes específicas. Temos que ter muito cuidado”, enfatizou Lopes. Já a abertura da exposição está prevista para o final de fevereiro, segundo a museóloga Cintia Rodrigues.

Atualmente o MHN conta com três técnicos administrativos, quatro biólogos, sete docentes distribuídos nos setores e 20 bolsistas.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como se armazenam as plantas num herbário?

Nome de nova espécie de lagarto homenageia pesquisadora do MHN

Caatinga é mágica! Pesquisadora do MHN é destaque com estudos sobre mamíferos do bioma