Fim de Semana no Museu comemora 27 anos do MHN


Atividades da 10ª edição do evento são voltadas para mamíferos alagoanos
Graziela França- estudante de Jornalismo
Nos dias 6 e 7 de maio, o Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promove a 10ª edição do Fim de Semana no Museu. Desta vez, o evento será voltado para a conservação e o conhecimento de mamíferos de Alagoas, além de comemorar o 27º aniversário do MHN, que acontece no dia 7 de maio.
A programação traz diversas atividades gratuitas, como palestras, oficinas, minicurso, exibição de filmes, diversas brincadeiras para as crianças, atrações culturais e a exposição permanente Alagoas: do mar ao sertão.
De acordo com Ludmilla Nascimento, responsável pelo setor de mastozoologia (mamíferos) e organizadora do evento, aproximar as pessoas do museu é uma maneira de despertar o conhecimento e a conscientização nelas.
“Trazer a sociedade para vivenciar os espaços de um museu e o conhecimento produzido por ele é de fundamental importância para o despertar de cidadãos conscientes de sua realidade e de seu papel na preservação do meio ambiente em que ele vive e do qual ele depende”, enfatizou Ludmilla.
A bióloga disse ainda que o principal objetivo é familiarizar as pessoas com os mamíferos que existem em Alagoas, trazendo informações sobre a ecologia e conservação desses animais.
“Quando falamos de mamíferos, costuma-se pensar em leões, zebras, girafas, mas nenhum desses faz parte da fauna brasileira. Sabe-se que o canguru, tem uma bolsa, chamada de marsúpio, onde carrega o filhote, mas muitos não imaginam que o nosso cassaco é um parente próximo deles e que também possui uma bolsa onde carregam seus filhos”, acrescentou a organizadora do evento.
O Fim de Semana no Museu acontece na sede do MHN, localizado na Av. Amazonas, Prado (Praça da Faculdade). As atividades acontecem das 9h às 17h, nos dois dias de evento.
Programação
No sábado a programação começa com exibição de filmes e animações sobre mamíferos. As crianças vão participar de brincadeiras e haverá apresentação do Grupo de Busca e Salvamento com Cães, do Corpo de Bombeiros. Às 15h terá a oficina de origami de mamíferos e o encerramento vai ser num aulão de Krav Maga, com técnicas de luta de defesa pessoal, apenas no dia 6.  A programação se repete no domingo, e termina com a comemoração do aniversário do MHN.
No fim de semana em homenagem aos 27 anos do Museu ainda haverá um bazar de roupas e livros usados; um jogo sobre mamíferos e suas pegadas; e sala lúdica com atividades para as crianças. Os visitantes também podem conhecer a exposição permanente Alagoas do mar ao sertão. 
Serviço:
O quê: 10º Fim de Semana no Museu
Quando: 6 e 7 de maio
Horário: 9h às 17h
Local: Av. Amazonas, Prado (Praça da Faculdade)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como se armazenam as plantas num herbário?

Nome de nova espécie de lagarto homenageia pesquisadora do MHN

Caatinga é mágica! Pesquisadora do MHN é destaque com estudos sobre mamíferos do bioma