sexta-feira, 6 de maio de 2016

Programação da Exposição de 26 anos do Museu de História Natural

Em comemoração aos seus 26 anos de existência, o Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) preparou uma programação com atividades diversas para toda a semana.  Além dessas atividades, acontecerá a abertura da exposição permanente do MHN com o tema Alagoas: do mar ao sertão.

Todas as atividades acontecerão na sede do MHN localizada na Av. Amazonas, no Prado (Praça da Faculdade).

Confira a programação:

9/5 (Segunda-feira)

16h - Cerimônia de reabertura da exposição.

10/5 (Terça-feira)

9h às 11h - Atividade de socialização: Gestão do Patrimônio: o caso do Museu de História Natural da UFAL - Leandro Gonçalves (MHN-UFAL).

14h às 16h - Palestra: A coleção herpetológica do Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas" -  Ma. Selma Torquato (Herpetologia MHN-UFAL).

11/5 (Quarta-feira)

9h às 11h - Atividade de socialização a respeito do curso "Segurança de Acervos Culturais" realizado em maio do ano passado pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST – Maria Carolina Padilha (MHN-UFAL).

14h às 15h – Herbário: Amostragem e Coleta de Material Botânico- Renato Alexandre da Silva Barbosa, estagiário do Setor de Botânica (ICBS-UFAL)

15h às 16h - Palestra: O Herbário do Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas – Prof.ª Dra. Letícia Ribes de Lima (ICBS-UFAL; MHN/UFAL).

14h às 18h - Visitas guiadas aos setores de Geologia e Paleontologia - Prof. Dr. Ana Paula Lopes (IGDEMA-UFAL; MHN/UFAL) e Prof. Dr. Jorge Lopes (ICBS-UFAL; MHN/UFAL) e Ornitologia (Prof. Dr. Renato Gaban-Lima).
Limite de participantes: 10 pessoas.
Tempo de duração: 20 Minutos

12/5 (Quinta-feira)

9h às 12h – Mesa redonda “Inventário e Catalogação das aves de Alagoas: estabelecendo parâmetros regionais para análises de bioindicação”.

- Apresentação do projeto de longo prazo que vem sendo realizado pelo Laboratório de Morfologia, Sistemática e Ecologia de Aves - LSEA/UFAL". Prof. Dr. Renato Gaban-Lima (ICBS-UFAL; MHN/UFAL).

- Listas das Aves de Alagoas e a distribuição geográfica do conhecimento ornitológico. Laurene Coimbra da Silva Cavalcante (Graduanda em Ciências Biológicas e bolsista PIBIC do LSEA).

- Aves do Parque Municipal de Maceió: a relevância desse fragmento florestal para o ambiente urbano. Williams Oliveira da Silva (Graduando em Ciências Biológicas e colaborador PIBIC do LSEA).

- Aves urbana e qualidade ambiental: o que a ornitofauna do Campus A. C. Simões (UFAL) nos informa? Taina Karoline Guedes (Graduanda em Ciências Biológicas e bolsista PIBIC do LSEA).

14h às 16h - Palestra: A coleção de mamíferos do Museu de História Natural: 4 anos de avanços – Ma. Anna Ludmilla Nascimento (Mastozoologia MHN-UFAL).

13/5 (Sexta-feira)

9h às 11h - Palestra: Arqueologia, museu e educação patrimonial: conhecer para valorizar, valorizar para preservar - Mayana Castro (Arqueologia MHN-UFAL).

14h às 16h - Mesa redonda: Orquídeas e Bonsai.

- Taxonomia básica para orquidófilos - Wictor Thomas (Graduando em Ciências Biológicas, estagiário do Herbário MUFAL).

- Bonsai: arte na palma da mão - Vitor Martin (Paisagista, professor de bonsai, mestrando da Escola Europeia de Bonsai).

Coordenadora: Núbia Lima (Bióloga, mestre em Proteção de Plantas).


Nenhum comentário:

Postar um comentário